Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Aqui você discute sobre assuntos gerais do Metin 2. Pesquise nas outras áreas antes de criar um tópico aqui e seja bem vindo!

Moderadores: Gamemaster, Moderador

LRoosevelt
Cão Selvagem
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jul 2014, 01:09
Contato:

Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por LRoosevelt » 17 Jul 2014, 01:59

Olá jogadores e equipe, tudo bem?

Me chamo LRoosevelt e sou líder emérito da ArmadaShinsu, a qual fundei 7 anos atrás, atualmente comandada pelo maior líder do Metin2 na atualidade, que é o IKiluaI. Venho através deste tópico falar sobre mudanças profundas que acredito que sejam necessárias para este jogo, pelo qual tenho muita consideração. Neste tópico, que infelizmente será um pouco longo pretendo colocar tudo de forma sintética e objetiva.

1. Economia afundada

Quem joga Metin2 a muito tempo, como eu que joguei e pretendo voltar, sabe que a economia sofreu muitas mudanças devido a vários fatores ocorridos no jogo.

Atualmente a economia está saturada, esgotada. Não faz o mínimo sentido quests do nível 40 darem no máximo 5kk de gold quando qualquer item neste nível está estourando 300kk. O gold que conseguimos adquirir no chão é ínfimo. Atualmente o gold está absolutamente desbalanceado. É impossível começar um personagem hoje da estaca 0 sem gastar rios de dinheiro para tentar ficar igual aos outros. É desestimulante. Não tenho coragem de chamar um amigo meu para jogar nestas condições.

Minha sugestão (e pode ser até discutida, melhorada ou completamente mudada) é que seja revisto o gold que cai dos monstros e os dados em quest. Sei que tem a questão do balanceamento, que é para ser difícil para quem está começando, mas já ficou I-M-P-O-S-S-Í-V-E-L. Isto espanta os novos players.

Outra sugestão que é matar dois coelhos com uma cajadada é dar missões diárias que dessem uma boa quantidade de gold, por exemplo, no nível 70 uma missão diária que desse 10kk de gold. Em 10 dias seriam 100kk, em 100 dias 1kkk. Em níveis superiores, poderia ser maior e em níveis menores menor a recompensa. Isso equilibraria a economia e ao mesmo tempo faria com que os jogadores entrassem diariamente para cumprir suas missões. (neste caso, deve-se pensar bem as missões, já que tem muitas pessoas com muitos personagens, o que poderia fazer com que as pessoas tivessem muito dinheiro muito rápido, fazendo quests diárias em 3 ou 4 personagens no mesmo dia). Pessoalmente acho essa ideia fantástica, principalmente se vocês conseguissem fazer com que algumas dessas quests fossem em grupo, no modelo citado no tópico 2. Iria atrair muitos jogadores novos.

Missões diárias também ajudariam na viabilidade de classes como shamans e arqueiros, que atualmente são quase impossíveis de se sustentar.

2. Classes

Quem jogou metin 2, mesmo jogando aquele MMO de última geração, com a engine moderníssima e gráficos impecáveis, não esquece este jogo. Sua simplicidade e fácil interação, as guerras frenéticas e velozes são bem divertidas. Ainda não encontrei outro MMO que se encaixasse tão bem no meu perfil quanto Metin 2.

Porém, existe algo muito preocupante, e que com a crise da economia tornou-se ainda mais evidente: A insustentabilidade de algumas classes.

Em todo o MMO as classes devem trabalhar juntas para conseguir os objetivos. Isso faz com que a interação seja muito mais agradável e prestativa. Muito se avançou com a Caverna Demoníaca, mas ainda existe um abismo entre as classes.

Um shaman ou um ninja arqueiro, por exemplo, são completamente insustentáveis no jogo. Não há rentabilidade destes personagens e nem há necessidade de se ter um shaman por perto, por exemplo.

Eu tenho muita vontade de jogar de shaman, mas para isso vou precisar ter um guerreiro para sustentar ele. Hã? Isso não faz sentido algum! Todos os personagens deveriam ter uma forma de sustentabilidade própria, mas o ambiente do jogo é absolutamente hostil com essas classes, forçando jogadores a buscar nas classes favorecidas um modo de sustentação, algo absurdo e inconcebível para um MMO de respeito.

Minha sugestão é de buscar modos de dar sustentabilidade para esses personagens. Ex: Spaws em que seja muito mais vantajoso atacar de longe e com uma boa rentabilidade de gold do chão ou drops (por exemplo, muitos monstros que tenha um poderoso ataque, que matem fácil quem é ataque corpo-a-corpo, mas sejam lentos e dêem oportunidade para quem ataca de longe). Dar à alguns monstros importantes mais redução contra espadas e menos contra magias, tornando mais vantajoso matá-los com dano mágico que com dano físico corpo-a-corpo.

3. Pay to win

Não é segredo para ninguém que hoje o Metin 2 é um jogo Pay2win (pague para ganhar). Isso se dá porque muitos itens essenciais (que causam uma drástica vantagem para quem o possui) são adquiridos unicamente por meio do cash, e nem todos podem ficar pagando MUITO para poder ser competitivo.

Atualmente, os jogos de mais sucesso do planeta que são free (e ganham rios de dinheiro) são de outra política. A de acelerar e customizar. Como assim? Itens como leituras para adicionar propriedade aos itens e alterar NÃO deveriam ser exclusivamente de cash! Elas DEVERIAM também ser adquiridas pelo jogo (E pelo cash para quem quiser acelerar, assim seria justo). Poções de cash é outro exemplo macabro do p2w. Quem, com os itens do jogo consegue peitar alguém usando pot de cash? É impossível! Braceletes são outro exemplo!

Como resolver isso? Não precisa nem mudar o item mall e nenhuma política de cash. É só pegar o exemplo das quests diárias que eu dei e por exemplo, dar como premiação, além do gold, um baú, que pode dar aleatóriamente alguns itens, incluindo por exemplo: 50 pot de cash ou 1 jolla ou 1 arumaka ou 1 aprimoramento ou 1 novo aprimoramento, ou 1 arma do 65 ou 1 arma do 70 ou uma arma do 30 um armor do 26, isso variando de acordo com o nível. Quem quiser acelerar compra os itens no site, isso é super justo.

Vocês teriam também uma excelente renda com montarias para vender (que não dessem bonus, mas que fossem só estilo mesmo, já tem várias), os próprios pets, os trajes... e todos os itens para customização que deixassem o jogo mais colorido e divertido.

Por fim a única coisa que é essencial PARA ONTEM neste jogo e que pode ser mudado amanhã,com uma boa força de vontade, é colocar um cooldown na pot de cash. As guerras seriam com certeza mais divertidas. Um cooldown de 0.5 segundos, por exemplo, para não ficar dependendo do macro. Faria do jogo um novo jogo e das guerras novas guerras.

4. Guerras

Este é bem mais simples e não vou precisar de justificativa.

Que tal fazer arenas diferentes e simultâneas para níveis diferentes? Tipo 3 guerras da tocha: 1 do nível 30 ao 64, outra do nível 65 ao 89 e outra para 90+? Daí faria-se uma soma de pontos proporcional ai nível tipo do 30 ao 64 tem peso 1, do 65 ao 89 tem peso 2 e para os 90+ peso 3. Ou então quem ganhar duas guerras ganha o bônus, no caso de cada um ganhar uma é metade do bônus para todos... Essas coisas. Assim também faria com a encruzilhada. Guerras por níveis.

FINALIZANDO

Gostaria de uma resposta sincera e honesta, e não respostas automáticas, afim de que possamos debater a situação atual e o futuro do jogo. Proponho até o metin talk para debater estes tópicos.

Sei claramente que propus modificações profundas para o jogo, mas tenho plena consciência que tais modificações alavancariam o jogo para outro patamar, para que viessem mais 7 anos! A clientela de vocês é muito fiel, com esses upgrades mais bem elaborados dobrariamos ou triplicariamos o número de players ativos!

Caso não obtenha a resposta adequada aos questionamentos e propostas embasados que fiz, repostarei até o conseguir.

Att,

LRoosevelt
ArmadaShinsu SEMPRE!
Editado pela última vez por LRoosevelt em 17 Jul 2014, 02:27, em um total de 1 vez.

LRoosevelt
Cão Selvagem
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jul 2014, 01:09
Contato:

Re: Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por LRoosevelt » 17 Jul 2014, 02:20

Sei que tem uma seção que recebe sugestões, mas como propus muita coisa, gostaria de uma apreciação mais singular.

naldinho2
Lobo Feroz
Mensagens: 17
Registrado em: 25 Nov 2013, 09:20
Contato:

Re: Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por naldinho2 » 17 Jul 2014, 08:04

Por mais q apareçam discordâncias, como as q eu tenho sobre as propostas feitas, é fundamental esse tipo de participação dos players. Notem q se esta buscando melhorias do jogo, pelo bem do jogo, q visam ñ só os players antigos, mas a conquista de novos jogadores. Parabéns Roo, orgulho de ter lhe conhecido, meu eterno líder. Gms, mods e afins, fico esperando ansioso sua participação nessa discussão sobre melhorias pro nosso game.
ps GM's, ouçam mais os players, tem muita galera q só ta afim de zuar, mas tem gente qrendo melhorias mesmo pro jogo. Propostas simples as vezes faz tanta diferença.. vide o ex. do talk q pedimos antes do torneio GvG e q ñ foi atendido.. teria evitado tanta coisa.

lKilual - ArmadaShinsu.

SrCaptiao
Nove Caudas
Mensagens: 2086
Registrado em: 21 Nov 2013, 18:37
Contato:

Re: Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por SrCaptiao » 17 Jul 2014, 08:46

olá confesso que é um texto muito grande, sei que você escreve bem mais tem que simplificar um pouco se não a galera não vai querer ler.
Respeito suas idéias só que no meu humilde ponto de vista não ficará lega.
1° ponto economia do jogo. Devido aos boots venderem gold o povo ficou muito mal acostumado ou seja, quando comecei a jogar jolla valia 2kk e 500 ( alguem lembra?) quando o gold estava alto a jolla estava custando 60kk+ Agora caiu para 20kk ou seja os preços estão voltando como antigamente até um certo tempo atrás um item pvm noob custava 500 a 600kk hoje em dia é facil ver um item pvm por 150 ou 200 kk uma pleni +9 Hoje se ve na cidade por 10kk, a economia ficará melhor quando os preços baixarem, ainda vai voltar aqueles tempos que ir na gomi2 alliance era top pra dropar enchia o char de itens e ia vender na vendedora ( fiz muito isto)
eu entendo seu ponto de vista mais descordo porque os preços vão baixar ainda mais e a economia voltará como antigamente.


2° Classes vc é antigo no jogo e sabe que sempre foi assim no pvm ( shura ou guerreiro) em War ( todas as classes) um arqueiro e um shaman não são sustentaveis no jogo mais na war faz um estrago enorme, imagina deixar eles mais forte o.O


3° já temos a caixa do aventureiro que dá aprimoramentos, novo aprimoramento , pergas e tudo mais.

4° ponto se as guerras forem ativas no mesmo instante eu concordo, se não forem vai dar na mesma os tops vão criar contas de lvl baixo e usar os mega itens huhauhasa...

mais o4° ponto é muito intereçante dá para pensar..

me desculpe se descordei em quase tudo, mais é o que eu penso.
abraços

Avatar do usuário
GMBreakchaos
Nove Caudas
Mensagens: 2203
Registrado em: 31 Out 2013, 16:42
Contato:

Re: Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por GMBreakchaos » 17 Jul 2014, 09:05

Olá LRoosevelt!

Primeiramente gostaria de agradecer por ceder um pouco de seu tempo elaborando as sugestões e textos, eu e a equipe ficamos muito felizes sempre que vemos participações como as suas, pois apesar de nem tudo sugerido ser viável, muita coisa pode ser aproveitada.

Vamos lá vou responder por tópicos a minha opinião baseada no que conheço sobre o funcionamento do jogo e sobre as limitações da Ymir, afinal quem de fato desenvolve conteúdo para o jogo são eles.


1. Economia afundada

O principal problema que ocorreu com a economia do jogo foi claramente os Bots, um problema que afeta muitos jogos e afetou também muitos dos servidores de Metin2 do mundo, o nosso não ficando de fora disso, com muito gold que foi gerado por isso criou-se a cultura de tudo custar muito, afinal todos tinham muito gold nas contas, e quem não tinha podia conseguir com maior facilidade.

Isso mudou um pouco com a saída dos bots do servidor e alguns eventos feitos para consumir essa grande quantidade de gold, mas ai como você mesmo observou acabou gerando um conflito, mesmo com o gold em baixa os preços não diminuíram muito.

Sobre as suas soluções, de fato achei interessante o ajuste do valor dado, tanto em quests como nos mobs, mas isso é uma coisa que não é muito viável é uma alteração muito grande que eu particularmente acredito que a Ymir não venha a aceitar.

O ideal nesse caso é que os preços voltem a ser como antes, onde tudo era mais barato, com a ausência dos bots e isso que deve acontecer ao longo do tempo, mas não descarto as sugestões, podem sem problemas serem enviadas a Ymir.

2. Classes

Quanto as classes aqui existe um problema de fato que ocorre devido ao foco onde o jogo foi equilibrado inicialmente, que é o PVP, no PVP todas as classes podem matar todas, dependendo unicamente dos itens, já no PVM existem as classes mais viáveis como você mesmo falou, ajustes são de fatos necessários, mas não nas classes em si e sim no PVM do jogo, nós recebemos já várias sugestões e estamos repassando pra Ymir, creio que teremos novidades sobre, mas ainda deve demorar um pouco.

3. Pay to win

Bom aqui existem pontos que não tem como ser alterados devido a contratos e outras burocracias, mas apesar disso a sugestão da quest diária é de fato interessante, verificaremos se isso é possível no Metin2, eu creio que sim pois existe um sistema similar no sistema de pedras do dragão, mas infelizmente as poções de cash não devem mudar a forma de utilização.


4. Guerras

Sobre as guerras o que posso dizer é que estamos trabalhando em algumas novidades, não posso adiantar nada ainda mas logo logo vamos ter algo novo por ai, onde exija uma colaboração entre níveis mais baixos e altos.


No mais eu agradeço as sugestões, todo mês encaminhamos as opiniões mais relevantes para a Ymir, nem todas são ouvidas ou viáveis mas a participação de todos sempre é importante, o jogo ainda está longe de seu fim e aos poucos vamos ajustando as coisas, afinal jogo antigo é mais difícil de lidar, mas não impossível.

Um abraço e voltarei nesse tópico sempre que possível pra ver as opiniões que os jogadores tiverem sobre os assuntos.
Toda vez que você vitimou alguém, você estava vitimando a si mesmo. Cada ato de bondade que você teve, foi feito para você mesmo. Cada momento feliz e triste vivido por qualquer pessoa foi, e será, experienciado por você.

Radaman7hys
Demônio
Mensagens: 746
Registrado em: 03 Dez 2013, 06:39
Contato:

Re: Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por Radaman7hys » 17 Jul 2014, 10:19

Não é que eu seja um pessimista, mas eu imagino que seja meio impossível a Ymir abrir exceções para o BR como já fez antes, pra Ymir fazer algumas dessas mudanças seria preciso ela fazer para todos os outros metins mundiais, e como essas coisas não existem nos outros e nunca fizeram para os outros então não acho que ela venha fazer pra nós. Acredito eu que a Ymir não pensa em dar muita continuidade com o metin2, ela tem trabalho atualizações em cima do que já existe, acredito tbm que a Ymir está tentando padronizar os metins mundiais evitando personalizar as coisas de um jeito pro BR e de outro jeito para os outros.
EX - Radaman7hys / WANTEDSS / SHINSU / HORAN
Imagem
"O segundo nada mais é que o primeiro dos perdedores"
(Ayrton Senna)

R.I.P METIN2 - † 31/08/24

Avatar do usuário
Batmen
Nove Caudas
Mensagens: 1549
Registrado em: 31 Mar 2014, 20:27
Contato:

Re: Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por Batmen » 17 Jul 2014, 10:32

eu realmente axo incrível o cara ter 7 anos de metin e ainda dar certas ideias meio nonsece, xega a parecer q ele n sabe como funciona o negocio de jogos online.
"Não há nada que seja maior evidência de insanidade do que fazer a mesma coisa dia após dia e esperar resultados diferentes."
Albert Einstein

Imagem

LRoosevelt
Cão Selvagem
Mensagens: 4
Registrado em: 17 Jul 2014, 01:09
Contato:

Re: Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por LRoosevelt » 17 Jul 2014, 11:39

Pessoalmente acho muito triste o pessimismo no qual as pessoas mergulharam. Eu gosto deste jogo e gostaria de poder voltar a jogá-lo, mas hoje, como está acho inviável e gostaria que fosse. Assim como eu tem no mínimo centenas de pessoas na mesma situação. Ninguém acredita nas mudanças...

Antes de mais nada, obrigado pela resposta consistente e sincera. Me preocupa um pouco que tudo tenha que passar pela Ymir. Em geral quanto tempo leva para que uma sugestão aceita seja implantada? Ou quanto tempo para que se tenha uma resposta? Isso pode nos dar uma perspectiva.

Quanto a economia, eu discordo de você. Verdade que os bots pararam de injetar gold no jogo, mas os preços estão caindo principalmente porque os players com muita grana estão parando de jogar. O que faz com que muito gold esteja parando de circular. É difícil conceber uma economia que se baseie nisso.

Quanto a ideia mais viável e mais efetiva que dei acredito que são as quests diárias. Fazer as pessoas logarem todo o dia, tirar o jogo do marasmo, até forçar grupos (unindo guildas), com premiações para equilibrar o jogo.

Como falei, era possível com isso equilibrar o Pay to win, dando a possibilidade dos players de adquirir, mesmo que vagarosamente os itens que desequilibram o jogo. Quem quiser acelerar vai e compra de cash na loja.

Agora tem-se que gestar muito bem, pensar muito bem isto, para que não fique algo quase impossível e também não seja algo fácil, para que vocês continuem tendo a viabilidade no jogo e mantê-lo.

Outra sugestão é investir mais na questão do "freemium" dando mais ênfase aos pacotes "Ouro, prata e bronze". Um jogo mais movimentado, com essas quests diárias e com um bom marketing (colocando nos frames do site, mudando no nome para conta premium "Premium ouro, premium prata..." colocando no laucher do jogo). Poderia até surgir outro item que desse gold de quest dobrado para a premium ouro, quem sabe... hehehe.

Mas tem realmente que ver as minúcias.
PS: Como um pano de fundo da história dessas quests poderíamos usar a rivalidade dos reinos, é sempre algo que empolga hehehe

Quanto a viabilidade de algumas classes, não sei se me expressei bem, mas era isso que queria dizer. Que o PvM fosse reequilibrado para as classes (tanto nível alto quanto baixo, diga-se de passagem)

Gostaria de agradecer a atenção mais uma vez, espero que consigamos melhoras consistentes para este game tão amado.

Avatar do usuário
Tavinhoi
Nove Caudas
Mensagens: 3256
Registrado em: 21 Nov 2013, 19:06
Localização: Dubai
Contato:

Re: Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por Tavinhoi » 17 Jul 2014, 13:17

Os culpados de tudo isso são os próprios jogadores. Se sabiam o risco, porque compraram gold de bots? até agora não vi nada que afetasse o Metin2. Com bot sou sem bot o jogo é o mesmo pra mim, pôs não sobrevivia disso. Quem reclama hoje, foi porque já fez antes.
Imagem
TavinhoiReal, Reino Shinso, Player desde 2007/2008.
Visite meu blog: http://tavinhoimetin2.blogspot.com

Avatar do usuário
Bilibro
Demônio Arqueiro
Mensagens: 794
Registrado em: 23 Mai 2014, 18:53
Contato:

Re: Tópico sério sobre mudanças urgentes para o jogo.

Mensagem por Bilibro » 17 Jul 2014, 13:24

O "lfsuporte" criticando a equipe e com link de Metin Pirata, em casa de ferreiro espeto é de pau.

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 54 visitantes