Eu tento enxergar de uma perspectiva ampla, utilizando o ponto de vista dos novos, intermediários, tops e mitos. E na minha visão, existe sim um prejuízo para muitos. Por isso que eu digo, vou com a maioria, porquê não quero ver o jogo perdendo players. Em se tratando de algo fornecido pela desenvolvedora, acredito que uma medida só pode ser tomada através de requerimento, mas sim é possível!Styxx escreveu:[GM]Kaess escreveu:Para começar é necessário ressaltar que não houve alteração na experiência dos monstros, matar monstros antes ou depois da atualização sem que seja utilizado nenhum tipo de bônus, fornece exatamente a mesma experiência que antes.
A alteração realizada pela DESENVOLVEDORA, reduziu apenas a diferença da velocidade de evolução dos que utilizam bônus para os que não utilizam, ou seja, reduziu um pouco a vantagem de quem utiliza itens cash para UP, embora ela ainda seja consideravelmente alta.
A criação de diversos personagens para obter exorcismos é uma prática que destoa do estilo de jogo. Metin 2 nunca foi um jogo de evolução rápida de level, mas sim um jogo de grinding, onde a realização de tarefas diárias continuamente acaba levando o personagem a uma evolução constante.
Vide você o cavalo, este demora mais de um mês para atingir sua plenitude executadas missões diariamente como permite o npc. Livros? devem ser lidos com intervalos que variam de 24 a 32 horas mesmo em caso de falha, pedras do dragão nem se diz né? Faixas, etc.
Tudo no Metin foi pensado para levar tempo, a leitura de dezenas de livros de uma unica vez, proveniente da evolução de diversos personagens para estocar exorcismos faz com que o jogador torre milhões em minutos, sem ter tido tempo efetivo de farmar este gold, faz com que ele se frustre por ficar sem gold e sem skill upada da forma como ele imaginou.
É fato que se um jogador ler 6 livros por dia, sendo um de cada skill, ele tem o resto das 24 horas do dia para encontrar novos livros sem gastar um centavo ou comprar os 6 e ainda ter muito dinheiro guardado do farm.
O problema dos servidores quanto a NOÇÃO de falta de gold nasce da vontade desenfreada de se ter tudo no mais alto nível no menor tempo possível, pense comigo, é preciso rodar 1.000.000 de vezes o traje num dia só? é preciso ler 100.000 livros num dia só? este gold não pode ser destinado para algo invés de querer pra ontem tudo no máximo? não vale a pena aproveitar o tempo das coisas?. Eu sou pessoalmente a favor da decisão tomada pela desenvolvedora, já que desenvolvimento mais lento pensado para o jogo no momento de sua criação, quando desrespeitado, só trás mal estar para os jogadores.
Forte abraço
O mais legal disso é que de certa forma favorece os novos, porque eles terão as mesmas oportunidades dos veteranos.
Não digo uma vantagem imediata como os que começarão em uma semana, mas pense em daqui dois meses quando alguém for entrar no jogo. Os estoques de alguns produtos, como o exorcismo, irá tá baixo. Ai a igualdade estaria melhor entre alguém que começa a jogar, e alguém que apenas cria uma personagem nova. A pessoa do personagem teria apenas itens que facilitariam mais, e não milhões de exorcismo pra upar as skills de uma vez, entre outras vantagens.
E eu, particularmente, estou começando a achar que a curva fez sim um bem pro jogo. Mesmo estando difícil as pessoas voltaram a se ajudar, a upar em grupo, coisas assim que estavam faltando. A essência do jogo de ser uma comunidade aos poucos está voltando.
Uma coisa que eu acho que deveria/poderia ser esclarecida seria a questão de como os bônus iriam atuar na xp. Por que isso daria uma visão ainda maior de como deve ser feitas as coisas, mas no geral, as coisas parecem caminhar pra um rumo melhor do que o anterior.
PS: na minha opinião é melhor um server vazio com pessoas agindo, do que um cheio com milhares vegetando na city 1. Neste fim de semana quando agilizei algumas coisas, percebi que no geral a atualização melhorou bastante alguns quesitos. E realmente me arrependi de algumas reclamações que fiz.
at. Rhap.