Distribuidora x Desenvolvedora: Quem faz o que?

  |  

 

Caçadores de Metin, 

 Vamos dar início a mais um GM BLOG, dessa sexta feira linda e calorenta de 2019! Antes do blog, aquele gif bonitinho, um blog sem gif é um blog incompleto. 

 

Pra que tanto calor assim, gente. Desnecessário. 

 

O blog de hoje vai ser explicando a diferença entre algumas coisas! Apesar de vocês serem jogadores antigos, muitos não sabem a diferença entre Desenvolvedora e Distrubuidora, qual a função de cada uma.

O motivo pelo qual esse blog está sendo feito é que eu vejo muito "GM, arruma X coisa! Arruma Y coisa!", nem sempre é com a gente. Pra ficar melhor explicado, resolvi montar esse blog. Espero que gostem e que consigam absorver as informações. 

 

O que é exatamente a desenvolvedora?

A desenvolvedora é a empresa responsável por toda a criação, atualização e manutenção do jogo.
Todos os conteúdos de imagem, modelagem, animação, programação, roteiro, criação de itens, trilha sonora, eventos, etc. Tudo isso é devido ao trabalho da desenvolvedora. Inclusive as correções de erros (e algumas alterações que não avisam, risos).


Como o próprio nome diz, eles desenvolveram o conteúdo e deram origem ao jogo.  
 

E a distribuidora...?

A função da distribuidora é disponibilizar o jogo no território.

Exemplo: A distribuidora do Metin2 na Europa, é diferente da distribuidora aqui no Brasil. Além disso, também é responsável por prestrar Suporte para a região qual o servidor se encontra e aplicar o conteúdo que a desenvolvedora disponibiliza! 

A Distribuidora é uma ponte entre a Desenvolvedora e os Jogadores, temos um papel importante! Imagina só se não houvesse essa ponte para reportar bugs, por exemplo? 

 A desenvolvedora cria o conteúdo, a distribuidora testa e disponibiliza no território qual ela é responsável e faz com que os jogadores tenham acesso ao conteúdo definido pela desenvolvedora. 

Teve atualização mas veio com algum BUG! Quem vai corrigir?

Depende!

Se o bug foi causado por algum arquivo corrompido (por exemplo) na hora de aplicar no Servidor, pode ser que seja corrigido pela própria distribuidora aplicando o mesmo arquivo novamente. Nenhuma alteração é realizada, os arquivos só são enviados novamente. 

Se a atualização já veio com bug (como por exemplo, quando estava com problema no panda bebê - você invocava um panda e aparecia um tigre nenê), já é de cunho da desenvolvedora. Mas é ai que entra a parte da Equipe: reportar formalmente o problema para que seja corrigido o mais breve possível. 


Sabem quando logamos no jogo e saímos perguntando algumas coisas bem específicas?
Ou criamos tópicos pedindo descrições dos erros? Isso é para coletar informações e conseguir enviar o Feedback para a desenvolvedora! Então a Equipe testa e se estiver corrigido, o conteúdo é disponibilizado novamente. 


"GMs, mudem a rate dos Drops dos eventos!!", "GMs, criem eventos de X forma!" - O que acontece?

Na maioria das vezes, a Equipe não consegue alterar os drops dos eventos. Como por exemplo, no evento de verão, procuramos nos arquivos do evento para verificar o que era possível fazer - achando que dar certo alterar a rate - mas não foi possível. Por isso que colocamos as bolas de sorvete como drop semanal. 

Todos os eventos ingame são já encaminhados pela desenvolvedora. Vejo muitos usuários reclamando sobre os eventos serem iguais o tempo todos, mas provavelmente não sabiam das informações acima. 

Então o que a Equipe faz?

A Equipe sempre procura repassar sugestões, reportar problemas e sempre disponibilizar o melhor para vocês! Muitas vezes os ajustes não ocorrem de imadiato, sabemos disso. Maaas como citei anteriormente:

Somos uma ponte entre vocês e a desenvolvedora. Caso a gente também não faça nossa parte, as coisas podem não funcionar da maneira esperada também. Resumidamente: Trabalho em Equipe. 

 

Então é isso, galera! O BLOG de hoje vai ficando por aqui. Foi bem rapidinho, mas foi mais pra explicar direitinho as diferenças de cada um para quem não sabia! 

 

Bom final de semana!

 

Atenciosamente, 

Equipe Metin2