GM BLOG

Pra não dizer que não falei das flores...
Data: 23.02.2018


 

 

 

 

Bom dia, boa tarde e boa noite a todos vocês caçadores de Metins e combatentes das forças de Sung Mahi! Eu sou o GM Kaess, e trago a vocês mais uma edição de nosso GM Blog.

 

 

Durante a última semana eu estava pensando seriamente no que trazer para o blog de sexta e estava inclinado a fazer uma publicação com mais quadrinhos do Shurinha, já que por enquanto não há muito o que eu possa apronfundar nas novidades do blog anterior. Eis que no exercício das minhas atividades cotidiadas me lembrou de um problema que eu venho querendo comentar a algum tempo e que sempre deixo pra depois, a má conduta de alguns usuários no chat global e como outros jogadores acabam se envolvendo em um ciclo vicioso e desgastante que precisa acabar.

 

 

Então vamos começar o blog todos unidos em um grito de BASTA para as ofensas e agressões no chat do jogo!

 

 

 

 

 

 

 

 

"Ok GM, mas esse é seu trabalho, você deve evitar que as pessoas sejam maltratadas no jogo e punir aqueles que forem contra as regras, então não vejo como..."

 

 

Desculpem a interrupção, mas nós realmente tentamos. Eu particularmente gosto de deixar um boneco invisível logado em cada servidor no canto de um monitor enquanto respondo tickets no suporte ou realizo outras tarefas. Vira e mexe eu pego alguma coisa que não deveria estar acontecendo ao parar uns segundinhos para ler o chat e é por isso que uns bloqueios de chat brotam "do nada" de vez em quando.

 

 

A questão é que não da pra monitorar 100% do que acontece e punir tudo o tempo todo em tempo real, catalogando as imagens que comprovam as ações, até porque no tempo em que estivéssemos guardando as prints e documentando uma punição outras deixaram de ser realizadas. O modelo necessário nesse caso é o recebimento de denúncias de todos os casos através de tickets no suporte Bad User e é nisso que eu quero chegar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tenho notado uma redução significativa na abertura de tickets a respeito de má conduta no chat nos ultimos meses, e ao logar no jogo  da pra notar que a comunidade está respondendo aos insultos com mais insultos, gerando discussões que não são nada agradáveis aos que não tem nada a ver com aquela história e simplesmente estão querendo curtir sua aventura pelos três reinos, encontrar lascas de pedras do dragão, melhorar os equipamentos ou passar um tempo agradável na cidade com seus colegas e amigos.

 

 

Estes jogadores que nada tem a ver com aquela discussão acabam não só sendo obrigados a ler no chat de seu reino um primeiro insulto como são bombardeados por uma chuva de palavras desagradáveis e por vezes podem se sentir mal só de estarem naquele ambiente... Sabe o que é pior? A troca de insultos não vai nem de longe chegar a lugar nenhum, não vai resolver o problema, daí a gente fica com cara de quem espera o desfecho do episódio de "casos de família" com a Christina Rocha ou do "teste de fidelidade" do João Kleber:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sei que a equipe de GMs está cortando um dobrado, que estamos com uma grande demanda de tickets, que temos muita coisa pra fazer e que por esse motivo a resposta dos tickets acabam demorando mais do que o desejado. Sei também que estou pedindo que abram ainda mais tickets para que eu e os outros GMs tenhamos ainda mais trabalho, mas esse "lance" de retrucar precisa acabar! A violência gera violência não só no aspecto físico mas também no verbal, se você retrucar um insulto receberá outro, daí fará outro e receberá um novo e assim repetidamente, então que tal ignorar, printar, reportar e esperar nós fazermos a nossa parte analisando?

 

 

Pode demorar um pouquinho? Eu sei. Pode ser que dependendo da situação a análise não resulte em punição? Pode, afinal, às vezes a gente se ofende por coisas pequenas e um pouco de empatia nos permitiria entender a frustração do outro, mas ainda assim, se ao invés de reportar você retrucasse, daí sim poderia virar algo pavoroso que você poderia ter evitado. 

 

 

Eu os convido para compartilhar comigo da crença de que flores podem vencer canhões, citada na música mais icônica de Geraldo Vandré, musica esta que foi criada justamente em um momento de grande conflito e violência. 

 

 

Vamos todos não retrucar as ofensas, mas sim responder educadamente que aquilo nos desagrada e que é desnecessário, e se isso não impedir o avanço  com novas mensagens o suporte estará sempre aberto a todos para que formalizem as denúncias.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vou encerrando este GM Blog por aqui... Um forte abraço do GM Kaess!

 

Atenciosamente, 
Equipe Metin 2 - Ongame.