GM BLOG

Metamorfose Ambulante
Data: 22.09.2017


 

 

“A própria relação do homem com a verdade define formas especificas de produção de subjetividades, saberes e domínios de objetos.” – Foucault, Michel.

 

 

 

 

Boa tarde caçadores!

 

Uma frase muito bonita (um pouco pomposa, se me permitem) para começar o blog dessa semana. Hoje eu, o GM Urso-com-xarope-de-árvore-canadense, vestirei o chapéu filosófico e discorrerei sobre o tema: mudanças.

 

 

Ao estudarmos povos antigo, muitas vezes pensamos:

 

 

- Nossa, como eles eram primitivos, nós somos muito mais evoluídos.

 

 

É um comentário recorrente e muito fácil de concordar. Porém, com um ponto fraco: estamos obsevando com olhos de hoje.

Sim, as regras de uma civilização antiga podem parecer esdrúxulas para nós e as verdades dela mentiras, mais uma vez, para nós.

Percebemos claramente que o nosso julgar está enviesado pelo nosso conjunto de verdades, pelas nossas regras do jogo, o que torna impossível de realizar uma análise neutra daquele momento histórico.

A proposta do autor citado no começo desse blog é observar e estudar aquele momento histórico a partir das verdades daquele período.

 

 

 

 

 

 

Tudo muito teórico, difícil assim, não é? Vejamos alguns exemplos práticos:

Achamos um absurdo e antiquado o sistema de servidão do período feudal na Baixa Idade Média, pois, fere os direitos humanos e a liberdade do indivíduo. Percebemos aqui, um julgamento a partir do conjunto de verdades atuais, portanto não somos capazes de estudar, em sua plenitude, a mentalidade e regras da sociedade dá época.

 

-Ok Urso, mas que relação isso tudo tem com o jogo?

 

 

 

 

 

 

Às vezes, ao olhar para o passado do Metin2, pensamos: “Nossa, como o jogo era melhor naquela época”, seria isso verdade?

O jogo piorou ou fomos nós que mudamos?

Não posso responder por todos, mas o tentarei por linhas gerais:

Nós mudamos. Estamos em constante mudança e nossas verdades, as regras do nosso jogo mudaram.

Pegue uma foto sua de dez anos atrás, o que você diria? “Nossa, que roupa horrível eu usava!” ou “Que cabelo era esse?”. Você se vestia mal e se sentia dessa forma nessa época? Não, pois fazia parte do seu conjunto de verdades que, após algum evento, mudou.

A sociedade de quarenta anos do futuro poderá olhar para nós e dizer "40 horas semanais de trabalho? Que absurdo!", "Impostos sobre serviços de base? Que barbárie!". Assim como olhamos, hoje em dia, para o sistema das capitanias hereditárias do Brasil colonial.

 

 

 

 

 

 

O Metin2 mudou, pois, as verdades da maioria dos jogadores mudaram, se as regras do jogo mudam mas o jogo não muda, teremos um jogo estagnado no qual o jogador não se encaixa, ou seja, temos a morte do jogo.

 

As regras mudam, as verdades mudam, o jogo mudou, nós mudamos. 

 

 

 

 

 

 

Atenciosamente,

GM Maplebear - Metin 2