GM BLOG

Caçadores estamos aqui!
Data: 08.09.2017


 

 

Independência ou Blog!

 

E ae pessoal, tudo bom?  Como foi o feriado de vocês?  Sim, essa pergunta vale para você que está lendo só agora porque emendou o feriado.

 

GM Rider colando para trocar um breve lero com vocês no GM Blog de hoje.

 

Estive pensando sobre o que falar, e achei válido passar alguns pontos de vista meus sobre um pouco da vida de GM.

Inspirado pelo blog do GM Griphyon, que fala sobre o trampo de um GM, resolvi falar um pouco do que é ser GM.

 

 

 

 

Bom vocês já devem saber que GMs são (ou já foram) jogadores, e conhecimento de games é cobrado na hora da entrevista e teste para a vaga dessa função. Então, acreditem ou não, todas as equipes de GMs tem um grande carinho por games. Mas porque esse conhecimento é necessário, se para ser GM basta alguém sentar e aprender os procedimentos, regras e mandar bala? Sim, até rolaria isso. “Não GM, tem que ter conhecimento de jogos porque fica mais fácil de entender as falas, gírias dos players e compreender os elementos do game”. Olha, não dá pra discordar disso, de fato isso auxilia muito. Mas há um ponto mais especial que esse, que é compreender os jogadores e entender as situações que ocorrem nos servidores. 

 

O nosso trabalho é efetuado em prol dos jogadores. A Ongame possui departamentos, assim como qualquer outra empresa, e a equipe de GMs é um departamento único de operações ligadas diretamente ao jogo. Testamos atualizações, aplicamos banimentos, eventos, respondemos o Suporte, atualizamos o site com notícias, eventos e respostas no Fórum, e analisamos o jogo no geral. Nós somos a ouvidoria do negócio praticamente, compreendem? Os outros departamentos serão notificados sobre a impressão dos jogadores através do departamento de jogo online, onde estão situadas as equipes de GMs.  Porém, isso também ocorre com a desenvolvedora. Nós a escutamos e repassamos tanto para a empresa quanto para os jogadores as notificações que a Webzen (no caso do Metin2) passou.  Somos um intermediador cujo principal trabalho é chegar próximo ou exatamente a isso: 

 

 

 

 

 

Como puderam presenciar, após a atualização do balanceamento PvP, vocês nos alertaram que o dano estava estranho e o perfurar estava muito fora do padrão. Nós escutamos vocês, realizamos análises internas e repassamos a informação para a desenvolvedora o mais rápido possível. Uma nova atualização chegou e alterou fórmulas para balancear o PvP. E então novamente, vocês nos notificaram que havia algo errado, esse balanceamento afetou drasticamente o PvM. Novamente lhes escutamos da melhor forma, e aplicamos testes internos e comunicamos a desenvolvedora. Cá estamos, o crítico para o PvM voltou ao que era, sem precisar desregular o equilíbrio do PvP que foi finalmente acertado.

 

Compreendem que estamos do lado de vocês também? Acho que com esses últimos acontecimentos não teria como ficar mais claro. Mas mesmo assim, muitos acham que não ligamos para os jogadores.

 

 

 

 

 

Já presenciei muitos jogadores falando coisas do tipo:

 

 

- GM vocês não entram muito no jogo, não sabem o que está ocorrendo lá e se baseiam somente no Suporte.

 

- GM não é bem assim não, fica logado no jogo na parte da tarde que você vai ver no chat o que está acontecendo no jogo.

 

 

Mas saibam que além de todas as tarefas que temos ao longo da semana, costumamos monitorar os servidores sem que vocês nos notem. 

 

 

 

 

 

 

 

Alguns aprendem isso da pior forma, tomando um banimento. Pois é pessoal, estamos do lado de vocês, mas também defendemos a ordem dentro do jogo, e aqueles que burlam as regras serão punidos nos conformes.

 

 

 

 

 

Entendam que nós queremos ver vocês vencendo. E faremos tudo o que for possível para auxiliá-los. Não podemos fornecer itens, nem alterar as condições dos seus personagens, mas conte conosco para lhes guiarem.

 

 

A relação entre GM e jogador é simples!

 

 

Vocês logam no jogo.

 

 

 

 

 

E nós lhe auxiliamos

 

 

 

 

 

 

Achar que um GM está de perseguição ou quer ferrar com algum jogador é besteira. Nós estamos aqui para ajudar, essa é a mais pura verdade, vocês queiram ou não.

 

Um fato curioso, todo GM já tomou bronca por perguntar diversas vezes se teria como abrir uma exceção para certos casos. Um item perdido a toa, seja por dar sem querer ao pet ou por não notar sua classificação de honra e acabar dropando ao morrer. Fora os NÃO! da desenvolvedora, quando tentamos propor novos eventos, ou pedimos permissão para comercializar itens que vocês tanto nos pedem. 

 

Ser GM também nos ajuda a pensar em outros ramos de trabalho, agora pensamos duas ou três vezes na pessoa que está do outro lado quando nós somos os clientes. 

 

Vocês odiando ou amando a gente, continuaremos aqui, exercendo nossas funções com o objetivo de ajudar os jogadores e a comunidade. Poxa, nós não somos os vilões aqui, estamos mais para o tutor espiritual da jornada do seu heói.

 

 

 

 

Nós queriamos muito poder participar mais de maneira descontraída como GMs, entrar no servidor, assustar jogadores, quebrar umas lojas, ajudar em caças, triar uns X1, mas infelizmente não costuma sobrar tempo para fazeros isso. 

 

Aaaaaa mas se soubessem como eu gosto de tirar X1 com jogadores sendo GM.

 

 

 

 

 

Mas enfim pessoal, não vou extender muito não, só queria dizer na sinceridade mesmo que a nossa equipe (GMs) luta pela qualidade do jogo, pensando na diversão que ele pode proporcionar a vocês. Tem certas atualizações que já vem modificada antes de chegar ao ouvido de vocês, pois já é avisado para melhorar recompensas, mudar a mecânica ou acresentar algo a mais em paralelo. Mas nem sempre conseguimos, afinal o jogo não é nosso, apenas servimos de consultoria para tentar melhorá-lo ao nosso público brasileiro. Tem certas coisas que não podemos fazer também, por mais que nos peçam, para não abalar a dinâmica/equilíbrio/estrutura do jogo/servidor.

 

 

No mais.

 

 

Caçadores estamos aqui! 

 

 

 

 

o/ 

 

 

 

GM Rider | Equipe Metin 2 - Ongame